Audiência Pública na Câmara da Serra apresenta e discute Plano Diretor Municipal

Audiência Pública na Câmara da Serra apresenta e discute Plano Diretor Municipal

Com o objetivo de envolver a população da Serra nas questões referentes ao desenvolvimento urbano do município, o vereador Bruno Lamas (PSB) promoveu, na última quarta-feira (14), uma audiência pública na Câmara Municipal para colocar em debate o novo Plano Direto Municipal (PDM).

Representantes do Poder Público, empresários, comunidade e sociedade civil organizada estiveram reunidos para dar início às discussões do PDM. Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Ana Márcia Eller, apresentou as novas propostas de desenvolvimento da cidade.

A secretária destacou que o PDM deve consolidar o município como o principal vetor de crescimento da Região Metropolitana da Grande Vitória. "A Serra ocupa o lugar central e privilegiado no desenvolvimento do Estado, pela sua capacidade logística, os espaços urbanizáveis, ocupação industrial e imobiliária, entre outros fatores que são propícios para o investimento”.

Em seu discurso, o representante da Associação dos Empresários da Serra (Ases) Wilson Zon Filho, destacou que o PDM "é a peça principal da política pública para tornar a cidade ainda muito mais atrativa. A Serra está pulsando e precisa desse instrumento".

Já o presidente da Federação de Moradores da Serra (FAMS), Jacinto José Sezini, parabenizou a iniciativa do vereador Bruno Lamas (PSB), proponente do debate, pois "toda a sociedade tem a responsabilidade de discutir questões que geram melhores condições de vida e garantam mobilidade segurança e responsabilidade social e ecológica". Ele também frizou que o movimento popular deve se sentir atraído pelo processo de discussão.

Durante o debate, foram levantados vários questionamentos como a mudança de local do Terminal Carapina para Eurico Salles, o problema de construção de imóveis em áreas invadidas, a atividade mineradora na área do Parque Mestre Álvaro e outros fatores que geram degradação ambiental na região.

“Penso estar dando uma importante contribuição ao município, promovendo um debate público, transparente e que envolve todos os setores da população – de empresários às classes populares. É tão fundamental a participação da sociedade nas questões municipais que defendo o projeto Tribuna Livre, que está tramitando na Câmara”, disse o vereador.

Publicação- Distribuída durante a audiência pública, a publicação “Serra: Cidade Metropolitana” traz algumas novidades do novo PDM, como a redefinição do perímetro urbano do município, a divisão da cidade em sete macrozonas, a criação de Zonas Prioritárias de Projetos de Mobilidade, Zonas de Interesse Histórico (ZIH), Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), Eixos Estruturantes (EE) , Eixos de Dinamização e Zonas Especiais para projetos públicos.

Revisão- O processo de revisão do Plano Diretor Municipal Participativo (PDM) foi coordenado pela Sedur, com a assessoria técnica do Núcleo Cidades, da Fundação Ceciliano Abel de Almeida (FCAA)/UFES. 

Já foram realizadas mais de 100 atividades de levantamento de informações, elaboração, debates e pactuação de pospostas envolvendo o governo municipal, lideranças comunitárias, representantes do setor produtivo, movimentos sociais, entidades profissionais e ONG’s.  

Mais informações:
Jovana Moreira
Jornalista do vereador Bruno Lamas
Câmara Municipal da Serra
imprensa@brunolamas.com.br
(27) 3251-8300

Tags:

Leia também

Acompanhe

Carregando...
Ver mais vídeos