Câmara aprova obrigatoriedade do uso de sacolas ecológicas

Câmara aprova obrigatoriedade do uso de sacolas ecológicas

De acordo com a matéria, as empresas de direito público e privado que utilizam sacolas e sacos plásticos para o acondicionamento e transporte de produtos e mercadorias em geral, incluindo lixo, deverão substituir as sacolas atuais por sacos ecológicos, que são ecologicamente corretos, confeccionados prioritariamente em papel, tecido ou material oxibiodegradável.

As novas sacolas devem degradar em período não superior a 18 meses e ter como resultado CO2, água e biomassa. A substituição a que se refere a Lei, caso seja sancionada pelo prefeito, deverá ocorrer em 40% das sacolas em quatro meses, 80% em oito meses e 100% em até um ano da publicação da legislação.

“O hábito de embalar tudo em saquinhos plásticos acompanha os consumidores desde a década de 70, mas os estragos causados pelo derrame de plásticos na natureza tornaram o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental em grandes proporções”, explicou Bruno em sua proposição.

O vereador defende que a alternativa principal para reduzir a poluição é o uso de sacolas ecológicas, que vem com um aditivo químico que acelera a decomposição em contato com a terra, luz ou água.

Fonte: www.camaraserra.es.gov.br

Tags:

Leia também

Acompanhe

Carregando...
Ver mais vídeos